pandemia

Se o Covid-19 é o grande tema que nos assola a mente, não podemos de deixar outros destaques. Se não conhecem Max Headroom, vão ficar a conhecer. Destaca-se o fim do longo silêncio de Dylan Dog, e as páginas do guião de Dune por Jodorowsky, esse filme nunca realizado e por isso lendário. Parece que o novo iPad Pro se assemelha a um portátil, e Rodney Brooks responde com um poema a um desafio sobre robots. Olhamos para a forma como Singapura e Hong Kong se habituaram à pandemia, e descobrimos a primeira arma da Força Espacial americana.

Mundos da Ficção Científica

Ralph McQuarrie’s Battlestar Galactica concept art: Nada como um Viper a descolar.

Space-Flight Of Terror: Da estética pulp.

Dylan Dog: Após um Longo Silêncio: Os leitores portugueses vão poder ficar a conhecer uma grande história do indagatore dell’incubo, que marcou o regresso de Tiziano Sclavi, o seu criador, depois de anos de afastamento. E, pessoalmente, espero que também apreciem o texto introdutório.

pandemia

The Island Of Lost Men (No. 3): Há que admirar estes aeroplanos. E, aquela coisa amarela será um foco de luz ou um raio da morte?

Jodorowsky’s Dune: Um achado. Alguém fotografou as páginas do raríssimo storyboard e concept art de Dune por Jodorowsky. O filme acabou por ser realizado por David Lynch, e é um dos clássicos mais polémicos do cinema de ficção científica. Mas a versão de Jodorowsky seria algo tremendamente psicadélico.

Conrad, 1982: A olhar para o espaço.

20 Minutes Into the Future: The Unlikely Life and Times of Max Headroom #cyberpunk: É um dos icones do cyberpunk, e apesar de ser uma série obscura sobre jornalismo e futurismo, a sua estética é estranhamente presciente das nossas atuais paisagens mediáticas.

pandemia

Photo: Fearless killer vampires.

How Soviet Science Magazines Fantasized About Life in Outer Space: A estética da Ficção Científica soviética funcionava em dois sentidos. No mais óbvio, projetar a utopia soviética no futuro era uma forma de validação ideológica. Mas havia outro aspeto. A FC passava debaixo do radar, permitindo aos escritores abordar temas que seriam censurados noutros géneros.

Tony Roberts, 1979: Traços de Alien.

Mike Mignola Launches Lady Baltimore in June From Dark Horse Comics: Um spin off de Baltimore, que traz mais um trabalho de Mignola ao público. Se bem que ele nunca se tenha realmente afastado. Largou Hellboy, a personagem que lhe deu a fama, mas esteve sempre a coordenar as séries Hellboy e BPRD. Também criou outras na mesma onda do sobrenatural, como Baltimore e Witchfinder. Encerrou o ciclo Hellboy com o fenomenal Hellboy in Hell. Lady Baltimore dá continuidade à sua criatividade.

John Raynes, 1977: Esta, fica em honra de um amigo e ex-blogger. Viagem a Andrómeda, fazes falta.

Tecnologia

pandemia

From World of Tomorrow: School, Work and Play, 1981, by Neil…: Bem, hoje sabemos que os cibercriminosos não têm exactamente este aspeto.

The Robots Are Coming: Um ensaio sóbrio, mas profundo, sobre as transformações sociais trazidas pela robótica e inteligência artificial. Sublinhando a sua capacidade como ferramenta de simbiose humana.

EU plans to introduce sweeping ‘right to repair’ legislation for electronics: Preparem-se para predições catastróficas dos grandes conglomerados da tech economy. O direito ao reparar é um ataque direto à obsolescência planeada, e à tendência dos fabricantes tecnológicos de tornar os seus produtos impenetráveis. Claro que iniciativas legislativas que contrariem isto não serão bem recebidas. Mas toda a comunidade beneficia com isto.

Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online: Vivemos tempos de crise, e uma das reações tem sido s possibilidade de avançar com plataformas de educação não presenciais. Mas o ensino à distância não se implementa de um dia para o outro, não basta ativar uma plataforma e replicar o que se faz no presencial. Este texto brilhante dá umas pistas sobre como melhor abordar estas questões.

Robotic feelings?: Não se trata tanto de desenvolver simulacro de sentimento em robots, mas introduzir vulnerabilidades nos seus comportamentos de interação que nos levem a reagir de forma empática com as máquinas.

Facebook language changes before a trip to the E.R.: Um intrigante uso de big data e ciências sociais, analisando padrões de uso de linguagem em redes sociais cruzadas com historial médico. Aprofunda a forma como compreendemos os mecanismos da ansiedade.

Look how much Boston Dynamics’ bipedal robots have improved in 10 years: Um vídeo comparativo do trabalho de investigação e desenvolvimento da Boston Dynamics, que mostra como evoluiu a capacidade bípede dos seus robots.

On-nomi (オン飲み) is the new Japanese term for drinking online: Em quarentena? Em isolamento social? Isso não significa que se deixe de beber uns copos com os amigos. Com a Internet a mitigar as distâncias.

IBM to Build Europe’s First Quantum Computer in Germany: A computação quântica chega à Europa, com parceria entre a IBM e o Instituto Frauenhofer.

Beware of ‘ZoomBombing’: screensharing filth to video calls: Com todos sob medidas de isolamento social, as plataformas de comunicação online tornaram-se essenciais para quebrar o isolamento. Mas, como sempre, há quem não respeite o coletivo. Este exemplo é ainda mais preocupante, se levarmos em conta que muitos professores estão a usar estas plataformas para continuarem a manter contacto com os seus alunos, neste momento em que as escolas estão fechadas.

The Airport Chaos Is the Product of Negligence: O artigo é sobre as disrupções aos aeroportos nestes dias de crise, mas o mais interessante é a forma como detalha o elevado nível de segurança através de sistemas redundantes, bem como o racionalismo de eficiência extrema das linhas aéreas.

Pokemon Go Will Not Make You Leave Your House: Quão perigosa é a epidemia de Covid-19? Ao ponto do Pokémon Go deixar de obrigar os jogadores a sair de casa.

Estos periodistas han encontrado un nuevo modo de saltarse la censura: una gigantesca biblioteca en Minecraft: Intrigante. Usar um servidor do jogo Minecraft para disseminar leituras proibidas pelos regimes repressivos. Elegante e genial, como ideia. Uma biblioteca de Alexandria digital para tornar acessível o proibido.

The Era of Fragmentation, Part 1: Load Factor: Mais um interessante apontamento da história da Internet, que nos mostra como foram decididos os protocolos que sustentam a rede global.

COVID-19: comunicação de ciência: Dos gráficos mais eficazes no passar da ideia que temos de levar a sério o isolamento social. Um trabalho gráfico genial, que transforma uma ideia complexa numa imagem simples, que nos leva a perceber a forma como podemos influenciar o impacto do coronavirus nos sistemas de saúde. E perceber que o problema maior não está na contaminação, que será inevitável para a maioria, mas a intensidade do número de pacientes. Muitos em simultâneo, o sistema colapsa. Espaçando as infecções, o sistema encontra-se sob pressão, mas resiste.

Regalaron a un hospital válvulas respiratorias impresas en 3D: la empresa que las vende por 10.000 euros ahora busca demandarlos: Quando no Bit2Geek falámos dos desafios Maker para ajudar a enfrentar os desafios da pandemia de Covid-19, referimos este excecional exemplo. Perante a falta de válvulas para respiradores num hospital italiano, com a empresa que as fabrica incapaz de responder aos pedidos, makers juntaram-se aos médicos, recriaram a peça e imprimiram em 3D. Agora, enfrentam um possível processo judicial por infração de direitos de autor. Porque, hey, estão pessoas a morrer, vivemos uma emergência médica global, mas os lucros têm de ser mantidos. É de notar que as peças impressas custam uma fração mínima das vendidas. Cêntimos, em vez de centenas de euros.

I’m a teacher in Italian quarantine, and e-learning is no substitute for the real thing: Agora que nós, professores, estamos a enfrentar a necessidade de ensinar os nossos alunos à distância, estamos a deparar-nos com enormes problemas. A começar pela impreparação dos próprios docentes. Mas há outras, como a falta de acessibilidade uniforme a tecnologias por parte dos alunos, questões legais sobre privacidade e RGPD, e as sensações de isolamento, quer dos adultos quer das crianças.

Everything’s going to be fine, there’s a new iPad Pro: Não vou comentar a máquina ou as suas capacidades, apenas observar que… Este tablet parece mais um portátil…?

Esta pantalla con tinta electrónica no necesita ni batería ni procesador, todo funciona por NFC: Uma ideia que faz todo o sentido, porque um ecrã de e-ink não precisa de informação constante para mostrar conteúdos, apenas tem de saber que esférulas colocar pretas ou brancas. É esse o único momento em que passa corrente, e ativação por NFC faz todo o sentido.

What Is a Robot? Rodney Brooks Offers an Answer—in Sonnet Form: Revista de referência na robótica pede a um dos maiores investidores na área um ensaio. Ele responde… com um poema. Adorável.

Modernidade Nos Tempos de Pandemia

You Have To Watch This Mesmerizing Video Filmed With Drones Inside The National Museum of the U.S. Air Force: É muito mesmerizante, este vídeo que nos mostra os fabulosos artefactos da história da aviação e exploração espacial. De cair o queixo.

Singapore was ready for COVID-19—other countries, take note: As estratégias de Singapura para combater a pandemia global são eficazes, passam pelo rastreamento constante, medidas de contenção, metodologias hospitalares, e, essencialmente, por muita informação que mantém a população bem informada.

High sound levels a health risk in classical music: Bem, e não só, os níveis de ruído elevado no mundo urbano contemporâneo são um risco de segurança. Para músicos, a constante exposição ao som é um risco de saúde. É uma ideia irónica, pensar que uma sinfonia poderá causar danos auditivos. Vai bem além de piadas com Castafiores (fãs de Tintin percebem).

Coronavirus is revealing the gig economy’s sharp inequalities: Quando a hiperprecarização mostra que também se pode tornar um problema de saúde pública. Se o rendimento de um trabalhador depende do que ganha nestes modelos de trabalho, não tem qualquer proteção social ou sequer escolha. Ou arrisca a doença, ou arrisca a fome.

The Man Who Saw the Pandemic Coming – Issue 83: Intelligence: Uma entrevista sóbria a um epidemiologista que se dedica a estudar a probabilidade do surgimento de pandemias globais, como a que correntemente enfrentamos.

Covid-19 reveals the alarming truth that many children can’t wash their hands at school | Laura McInerney: E, por cá? Como formador e em workshops, visito bastantes escolas para lá da minha. E fico siderado com a quantidade delas em que nas casas de banho não há sabão e toalhetes. Algumas até são escolas modelo. Vá lá, há torneiras com água…

Singapore was ready for COVID-19—other countries, take note: Tal como o caso de Hong Kong, o manter uma metrópole funcional e minimizar os efeitos da pandemia exige disciplina, higiene, informação e consciência cívica.

A Glimpse of the Coronavirus’s Possible Legacy: Já se tornou claro que a pandemia de Covid-19 não vai passar em 15 dias, que nos teremos de habituar a uma pandemia global cíclica, mesmo que entretanto venham a ser desenvolvidas vacinas. Haverá formas de manter as sociedades sob este assalto microscópico mortal? O caso de Hong Kong é paradigmático. Tendo aprendido as lições da epidemia de SARS, conseguem enfrentar esta nova ameaça com uma mistura de civismo, vigilância médica, informação transparente, higienização constante, e muita consciência cívica, que se sobrepõe aos governos. Isto será o nosso novo normal: “the community response here has been robust, undoubtedly colored by the city’s experience of SARS. Social-distancing guidelines were followed, and companies quickly switched to work-from-home schedules. Face masks are ubiquitous. Moving through the city without seeing, or hearing, numerous reminders on hand-washing technique, how to wear a mask, and what number to dial if you exhibit symptoms of the virus is nearly impossible. Now, in what seems to be a sanitization arms race, all manner of surfaces bear signs detailing how frequently they have been cleaned—two times a day, four times a day, hourly. Hand-sanitizer dispensers sit on the counters of most shops. Others have warnings in the window saying patrons will be refused entry if they are not wearing a mask. (…) Temperature checks and health questionnaires at malls, restaurants, and the post office have become a routine part of life”. Numa metrópole hipermoderna, a vida continua sob pandemia.

US Space Force begins operations for first offensive weapon system: Mas se estão à espera de uma nave espacial toda artilhada, desenganem-se. É um sistema de negação de comunicações.

#UffiziDecameron: Nestes tempos de isolamento e quarentena por causa da pandemia, multiplicam-se as iniciativas de partilha cultural. O Uffizi está a partilhar o seu riquíssimo repositório nas redes sociais, usando formas inovadoras de nos mostrar o secular.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Capturas na Rede – 18 de Agosto: Futuro em Tom Retro

Artigo anteriorCoronavírus: mutações, inteligência artificial e máscaras futuristas
Próximo artigoSabia Que… Este Pequeno Robot Pode Ser Treinado?
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.