codeweek

Entre os dias 10 e 25 de outubro, decorre a edição de 2020 da EU CodeWeek. Organizada por voluntários, com apoio da Comissão Europeia, esta iniciativa pan-europeia desafia todos a descobrir o potencial do digital através da programação, robótica, inteligência artificial e outras tecnologias. O objetivo: desmistificar, para que as crianças de hoje compreendam mais cedo o que podem fazer com estas ferramentas. E, com isso, contribuir para dar passos na empregabilidade e futuro económico da Europa, cuja economia está cada vez mais digitalizada.

EU CodeWeek 2020, Novamente

codeweek

 

Estamos a regressar àquele momento do ano. Qual, perguntam-se? O momento Europe CodeWeek 2020. É cíclico e anual, porque a educação e formação vive de constantes recomeços, despertando anualmente novas gerações para o potencial da tecnologia digital. É esse o grande foco desta iniciativa, que há vários anos procura despertar as comunidades para a importância da programação, robótica e outras vertentes. O objetivo é desafiar à descoberta, consciencializar e desmistificar, com os mais jovens como público alvo.

Em parte, o racional por detrás desta iniciativa é utilitarista. Com a sociedade e economia europeia cada vez mais digitalizadas, é necessário que os cidadãos sejam cada vez mais capacitados nas áreas tecnológicas. Para lá dos lados económicos e de  empregabilidade, há ainda a necessidade de compreender os fundamentos da tecnologia que usamos, da qual dependemos para muitos aspetos do nosso dia a dia. Compreender a tecnologia é hoje um elemento fundamental de cidadania.

Um Desafio Para Alunos, Professores e Não Só

O objetivo principal da CodeWeek é começar cedo – desafiar as crianças e jovens, através de professores, a apropriar-se e aprofundar conhecimentos tecnologias digitais. E, para isso, é também preciso capacitar docentes e comunidades educativas, dando-lhes as bases para conhecer estas tecnologias.

Ser professor não é condição obrigatória para se poder participar na EU CodeWeek. Qualquer um pode propor e dinamizar atividades neste âmbito. Pais, mentores, dinamizadores culturais, todos os que queiram levar as crianças a mergulhar no mundo da tecnologia não como consumidoras, mas criadoras. 

Como se pode participar? Essencialmente, desenvolvendo atividades de consciencialização. Podem ser de muitos tipos. Workshops para a comunidade. Atividades de introdução á programação e robótica na escola. Divulgação de projetos. Formação formal e informal para professores, e todos os interessados. Ao longo dos anos, têm sido desenvolvidas milhares de atividades que têm como objetivo principal o despertar para a tecnologia.

Aprender Para Ensinar

codeweek

Os professores têm um papel especial na CodeWeek. São os que mais propõem e dinamizam atividades. Para apoiar a comunidade, sublinhando o papel da dinamização e divulgação, há um conjunto crescente de Leading Teachers – aqueles que, nas suas comunidades, se responsabilizam por um dinamismo adicional, passando a mensagem sobre a importância da programação e robótica aos níveis locais, nacionais e até europeus. Estes foram fundamentais para o sucesso da edição de 2019, que quebrou todos os recordes em número de atividades e participantes abrangidos.

Como primeira grande ação EU Codeweek 2020, a European Schoolnet está a organizar o curso online DeepDive 2020. Um curso de 25 horas, onde os participantes podem iniciar-se nos conceitos de pensamento computacional, programação unplugged, linguagens de programação visual, ou desenvolvimento de aplicações móveis. Apesar de ser um curso avançado, não requer experiência prévia. E está aberto a todos os interessados, que queiram perceber como aprender a programar, ou como melhor desafiar as crianças a aprender a programar.

Este ano, a CodeWeek irá decorrer entre 10 e 25 de outubro. Mas as atividades não têm de se resumir a este curto intervalo de tempo. O desafio feito pela organização aos professores, especialmente aos Leading Teachers, é que mantenham ao longo do ano as propostas de intervenção. Na diversidade que caracteriza esta iniciativa, estas podem ter os mais variados públicos e ser desenvolvidas de muitas formas. O objetivo é sempre o mesmo: desperta a consciência do público, crianças e não só, para a importância do digital, da programação, robótica, inteligência artificial, manufatura aditiva e outras tecnologias. Tal como em 2019, o Bit2Geek associa-se a esta iniciativa. Fiquem atentos aos nossos artigos sobre tecnologia e educação, com a etiqueta #EUCodeWeek2020.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Rever O Nosso Futuro Através do Passado

Artigo anteriorCapturas na Rede, 5 de Setembro: Entre o Real e o Artificial
Próximo artigoCapturas na Rede, 12 de Setembro: Forma de Refletir
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.