Se este robot educativo vos parecer muito similar aos robots de aspiração, isso não é coincidência. Foi desenvolvido pela iRobot, pioneira no desenvolvimento e comercialização de robots domésticos. Agora, estão a entrar no mercado da educação, com uma interessante proposta que utiliza a forma comprovada dos Roomba para desenvolver um robot com o qual se pode aprender a programar.

Robot rt0: A iRobot vai à Escola 

O rt0 está pensado para uso familiar e em sala de aula. Contido dentro de uma carenagem compacta, não é concebido para desenvolver nas crianças conhecimentos de robótica ao nível da engenharia e eletrónica. Este robot não é um kit para montar, mas sim um equipamento que sai da caixa pronto a ser programado. Como base robótica, está pensado para atividades de programação com sensores tipo segue-linhas ou ultrassons para desvio de objetos. Tem um atuador, que permite inserir marcadores e tornar este rt0 num robot desenhador. Ainda contém adaptadores para peças Lego, permitindo personalização criativa do robot. Estas peças podem ser conjugadas com o atuador de caneta para construir mecanismos programáveis.

Para programar o rt0, a iRobot divulgou no início deste ano uma nova ferramenta de programação visual, a Robot Simulator. Concebida para ser de uso intuitivo e multiplataformas, desde o navegador web a app para Android, funciona em três níveis de programação. Exclusivamente por blocos visuais iconográficos, para crianças pré-alfabetizadas. Com os blocos visuais já tradicionais em ambientes de programação para crianças de que a linguagem Scratch foi a influente pioneira. E, para utilizadores mais avançados, também permite programar em Python. O interface do ambiente de programação permite trocar facilmente de ambiente, o que facilita a aprendizagem. Pode-se programar por blocos e ver como é o programa em Python.

Fundamentalmente, o robot rt0 é uma versão mais acessível do rt1, desenvolvido pela Root, empresa de robótica educacional adquirida pela iRobot. A iRobot diminuiu os custos do equipamento retirando algumas funções, e melhorou os aspetos de programação. Aqui por estes lados, confessa-se uma certa vontade de puxar do cartão de crédito para começar a experimentar programar esta nova adição aos robots educativos para fazer desenhos. 

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia Que… Este Micro Robot Sobrevive Se For Pisado?

Artigo anteriorCapturas na Rede, 12 de Setembro: Forma de Refletir
Próximo artigoSabia Que Este Airbus Voa Sem Piloto?
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.