Se este robot educativo vos parecer muito similar aos robots de aspiração, isso não é coincidência. Foi desenvolvido pela iRobot, pioneira no desenvolvimento e comercialização de robots domésticos. Agora, estão a entrar no mercado da educação, com uma interessante proposta que utiliza a forma comprovada dos Roomba para desenvolver um robot com o qual se pode aprender a programar.
Robot rt0: A iRobot vai à Escola
O rt0 está pensado para uso familiar e em sala de aula. Contido dentro de uma carenagem compacta, não é concebido para desenvolver nas crianças conhecimentos de robótica ao nível da engenharia e eletrónica. Este robot não é um kit para montar, mas sim um equipamento que sai da caixa pronto a ser programado. Como base robótica, está pensado para atividades de programação com sensores tipo segue-linhas ou ultrassons para desvio de objetos. Tem um atuador, que permite inserir marcadores e tornar este rt0 num robot desenhador. Ainda contém adaptadores para peças Lego, permitindo personalização criativa do robot. Estas peças podem ser conjugadas com o atuador de caneta para construir mecanismos programáveis.
Para programar o rt0, a iRobot divulgou no início deste ano uma nova ferramenta de programação visual, a Robot Simulator. Concebida para ser de uso intuitivo e multiplataformas, desde o navegador web a app para Android, funciona em três níveis de programação. Exclusivamente por blocos visuais iconográficos, para crianças pré-alfabetizadas. Com os blocos visuais já tradicionais em ambientes de programação para crianças de que a linguagem Scratch foi a influente pioneira. E, para utilizadores mais avançados, também permite programar em Python. O interface do ambiente de programação permite trocar facilmente de ambiente, o que facilita a aprendizagem. Pode-se programar por blocos e ver como é o programa em Python.
Fundamentalmente, o robot rt0 é uma versão mais acessível do rt1, desenvolvido pela Root, empresa de robótica educacional adquirida pela iRobot. A iRobot diminuiu os custos do equipamento retirando algumas funções, e melhorou os aspetos de programação. Aqui por estes lados, confessa-se uma certa vontade de puxar do cartão de crédito para começar a experimentar programar esta nova adição aos robots educativos para fazer desenhos.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…