Extrair um modelo 3D de uma pessoa a partir de uma só fotografia de corpo inteiro. Parece impossível? Jã não, graças ao algoritmos PIFuHD. Com esta técnica, pode-se gerar um modelo 3D de uma pessoa usando só uma foto. O algoritmo é capaz de inferir a forma do corpo e roupas, bem como analisar a pose corporal.
PIFuHD: De Uma Foto para 3D
Como é que isto é possível? O algoritmo PIFuHD (Pixel-Aligned Implicit Function (PIFu) ) utiliza inteligência artificial em aprendizagem automática. Este foi treinado com bases de dados de modelos humanos obtidos por fotogrametria. Este modelo matemático permite-lhe analisar uma imagem, cruzar com a informação que tem disponível no seu modelo de treino, e extrapolar para reconstrução 3D. O algoritmo não se restringe ao corpo, permite gerar um modelo 3D extrapolando também a forma das roupas.
Mas, e funciona? Testámos o algoritmo. O PIFuHD está disponível como aplicação no Colaboratory, uma aplicação Google que permite embutir código python executável. Através desta aplicação, que não está pensada para ser de inferface amigável para o utilizador, testámos o upload de várias imagens, e, executando os diferentes passos do algoritmos, verificámos os resultados. Estes foram interessantes, mas mostram que o algoritmo ainda está muito longe de obter resultados fiáveis, apesar de reconstruir com surpreendente fiabilidade modelos 3D a partir da foto analisada.
Se estão a pensar que esta tecnologia será uma excelente ferramenta para artistas e modeladores 3D, talvez não seja esta a melhor forma de obter modelos 3D realistas de pessoas. Há tecnologias que fazem o mesmo, e melhor, como fotogrametria. Mas para aplicações de visão computacional que requeiram representação espacial, como no desenvolvimento de veículos autónomos, técnicas de modelação tridimensional a partir de uma imagem como o PIFuHD podem permitir aplicações mais complexas.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
OpenAi Five mostra-nos uma AI robotizada com uma “destreza sem precedentes”.