Esta semana, fala-se de sequências geniais de animação, de Grant Morrison a propor episódios de Doctor Who, e da continuidade da série clássica Os Passageiros de Vento. Também se descobre os rascunhos ocultos sob a Mona Lisa, Inteligência Artificial aplicada à língua gestual e o padre galego que se dedicava aos autómatos. Ainda se reflete sobre os enormes desafios que os dias de hoje representam para a sociedade global, e de como será a possível futura liderança global chinesa. Mas para além destas, outras leituras vos aguardam nas Capturas, sobre tecnologia e cultura.
Ficção Científica e Cultura Popular
Alfred Kelsner: Space opera pura.
The 100 Sequences That Shaped Animation: Têm… tempo? Têm… muito tempo? Então acomodem-se, e partam à descoberta desta soberba lista dos cem melhores momentos da história do cinema de animação.
Idade Média Brutal e Poética: Do muito trabalho de excelência que podemos encontrar na BD francesa, a série Os Companheiros do Crepúsculo de Bourgeon é uma das que está no topo. Agora que, após mais de vinte anos sobre os primeiros álbuns da série, esta está a ser continuada, o Bandas Desenhadas recorda o trabalho deste grande autor de BD.
Chuck Tingle offers free downloads of his healthy, coronavirus-conscious surrealist gay sci-fi erotica eBooks: Confesso que nunca li… mas o fator bizarria deste autor é tão, tão elevado que não ponho de parte a experiência literária. Acho que uma IA a escrever não se sairía tão bem.
Doctor Who: Grant Morrison Pitched Eps, Has “Whole Season Worked Out”: Confesso que o fanboy em mim ficou intrigado com aquilo que o argumentista propôs à BBC. É que, sabem (se náo forem geeks não sabem), Grant Morrison é famoso pelo absoluto psicadelismo dos seus argumentos. Nele, a expressão on acid não é adjetivo, é substantivo. Imaginar Doctor Who em bizarrias morrisonianas… digamos que poderia funcionar. Poderia funcionar muito bem.
A History of Horror Films: É uma série um bocadinho excessivamente centrada no cinema anglo-americano. O italiano é despachado com uma única menção a um filme de Bava, nos primórdios nem sequer se menciona o papel fundamental dos expressionistas alemães – um documentário que fale sobre os primórdios do cinema de terror que não refira Nosferatu tem uma falha óbvia, e deixa totalmente de fora a gloriosa tradição exploitation espanhola. O foco é a jornada de Mark Gatiss, argumentista da BBC, ao longo dos filmes que o fizeram apaixonar-se pelo cinema de terror. Vale a pena o percurso.
This Twitter Thread Delivers A Concise History Of Meta-Gags In Animation: A técnica chama-se quebrar a quarta parede, cortando a ilusão e enfrentando diretamente o espetador. E, na animação, tem um longo e hilariante historial.
The Cosmic Courtship: estilos retrofuturistas.
Vincent Di Fate’s 1990 cover art to Voyage to the Red Planet: Clássicos da Ficção Científica.
Photo: Tecnologia para exploradores interplanetários.
1975 cover art by Gordon C. Davies for Starship Troopers: Típico Gernsback continuum.
Science fiction, 1931: Olhem para os temas, e… muitos são os mesmos da Ficção Científica de hoje. Não significa que o género esteja obsoleto ou incapaz de se renovar. Apenas, que estas questões continuam a intrigar-nos, a ser misteriosas, ou possibilidades da tecnoligia ainda não atingidas.
Futuricon – Presenting two sessions: Uma excelente notícia. Portugal irá estar representado na Futuricon, com a Cristina Alves e o Carlos Silva a apresentar o que de cá se faz nos domínios da ficção fantástica.
t-rexasaurus: Masashi Iwasaki, from JCA Annual 7 (1987): Tecnologia e surrealismo Sci-Fi nipónico.
The 10 Worst Fictional Small Towns to Get Stuck In: De facto, ir ao mergulho nas águas que banham Crystal Lake pode ser mortífero, especialmente se se for adolescente com propensão para desnudar seios. Entre estas cidades ficcionais onde viver faz mesmo muito mal à saúde, deteto uma falta grave: e Eerie, Indiana?
Mundos da Tecnologia
The Long History of FTP: Um protocolo em vias de extinção, mas que durante os primórdios da internet foi um dos seus pilares da sua tecnlogia.
A Hidden Drawing Lies Beneath the ‘Mona Lisa,’ New Ultra-High-Resolution Images Reveal: Não é exatamente novidade que por debaixo das grandes pinturas se ocultam vestígios dos esboços, de partes do processo criativo que foram abandonados e pintados por cima. Ou, como os grandes artistas do passado viviam em tempos mais frugais do que os nossos, vestígios de outras obras cujas telas foram reaproveitadas. É sempre interessante ver estas análises de raio-x e multiespectrais, leva-nos a conhecer os caminhos criativos que foram pensados, mas não trilhados.
Developing Real-Time, Automatic Sign Language Detection for Video Conferencing: Um projeto intrigante de tecnologia. Usando inteligência artificial, investigadores da Google estão a desenvolver um sistema que permite a um orador em videoconferência falar usando linguagem gestual, com tradução simultânea automática.
Should You Build for Windows, Mac, iOS, Android, or Linux? Yes!: Um novo ambiente de programação promete um dos objetivos mais almejados da programação: programar aplicações numa linguagem única, que se adapta a qualquer sistema operativo.
El cura gallego del siglo XVII que diseñaba autómatas y escribió el primer libro sobre ellos en España: Uma intrigante história sobre um discreto padre galego que, no século XVII, se dedicava a estudar mecanismos e autómatos.
The UK Didn’t Realize How Bad COVID Had Gotten Because of an Excel Screwup: Da incredulidade. Usar Excel como tecnologia para coligir dados para uma base de dados crítica, massiva e sensível? Para os mais dados a pormenores técnicos, é de notar que o erro se deu quando alguém abriu ficheiros CSV numa versão antiga do Excel e, com isso, perdeu dados.