Esta semana, falamos das sonoridades da Rádio Curraleira, sugestões literárias de Halloween e dos prémios Amadora BD. Descobre-se o programa espacial catalão, os meandros da Palantir, e a tributação de robots. Ainda redescobrimos antigos vírus de computador e os sintomas do degelo no ártico. Estas e outras histórias, para ler nas Capturas da semana, procurando registar a forma como as ideias evoluem.
Ficção Científica e Cultura Pop
Comics Personifications of Death Ranked in Order of How Overused They Are: Os comics são famosos pela forma como a morte de personagens raramente ser terminal. E algumas das desculpas dadas para a ressurreição de personagens são realmente patetas.
James Warhola, The Moon is a Harsh Mistress: Braços mecânicos.
Horror Icons + The Muppets = The Only Thing You Need To See Today: Os Marretas como ícones de terror. Podem agradecer-me por ter destruído uma das vossas recordações de infância.
Literary Inspiration For A Covid-19 Halloween: Ideias para fatos num halloween caseiro? A literatura ajuda.
Prémios Nacionais de Banda Desenhada: Este ano, o Festival de BD da Amadora decorre de forma unicamente online, apenas com conversas com os autores e apresentações de livros. Ficámos sem as exposições, feira do livro e sessões de autógrafos, cortesia da pandemia. A lista de nomeados aos prémios de BD deste ano foi divulgada, e é de facto uma lista de fôlego, com o melhor do que foi editado por cá este ano. Pista: se querem descobrir o que de muito bom se está a fazer na BD portuguesa, sigam a lista dos Prémios Revelação. Eu não consigo escolher a melhor obra daquela lista, todos aqueles livros são excelentes. Entretanto, os prémios deste ano estão a gerar uma enorme polémica pela redução radical de categorias a concurso – de onze para seis. Que, de facto, reduz muito o espectro das obras a concurso. Basta olhar para os nomeados para melhor álbum para perceber que há livros ali que não terão hipótese de distinção, porque a sua categoria natural é o humor. Mas vá, é o Amadora BD. Haver polémica com o festival é uma das suas tradições.
Sugestões de Halloween – Banda Desenhada: Em busca de leituras de banda desenhada de causar arrepios na espinha? O Rascunhos dá-nos excelentes sugestões de leitura, do meu querido Dylan Dog às arrepiantes séries de Cullen Bunn e Jeff Lemire. Agora, uma dica de terror da vida real: se viverem num concelho que não tenha livrarias, ou livrarias decentes cujo conteúdo não se resuma à literatura entediante dos grandes autores, é melhor abastecerem-se de leituras antes de dia 30, porque este nosso halloweeen vai ser caracterizado pelo terror pandémico da restrição de movimentos entre concelhos.
Syd Mead: Nunca me canso do futurismo deste ilustrador.
Notterdam: Um guia turístico para as cidades do futuro. Essencialmente, uma forma de imaginar como seria uma cidade sem pegada de carbono.
Moebius: Do classicismo da BD francófona.

Akira – Animation the Hard Way: O que é que faz de Akira um filme extraordinário? Em grande parte, a genialidade da sua técnica de animação, explorada profundamente neste vídeo.
Rádio Curraleira: Se estão cansados da mediocridade das rádios generalistas, com as suas playlists a metro e programas de infinda discussão inútil, porque não experimentar as rádios online? A Rádio Curraleira é um destes interessantes projetos, onde podem esperar curadoria cuidada e surpreendentes escolhas musicais. Confesso que A Caverna do Samsa, uma sempre inesperada aventura experimental entre literatura e música, saído da mente impressionante de João Morales.
Chris Foss – The Coming of the Space Age: Pura space opera.
Forma da Tecnologia
ClipDrop finally makes AR practical: Uma app intrigante. E se bastasse apontar o telemóvel para um objeto no espaço real, e de seguida uma foto fosse automaticamente inserida num documento ou aplicação no computador? É esta a ideia por detrás do ClipDrop, que usa a realidade aumentada para trazer o real para o virtual.
Internet Ascendant, Part 2: Going Private and Going Public: Os primórdios da democratização da Internet, com a forma da sua chegada ao público.
Modernidade
POST GROWTH. Ideas and toolkit for a world in crisis: A pandemia apenas veio agudizar o que já se sabia. Vivemos numa sociedade insustentável, abalada pela covid mas ameaçada pelo aquecimento global. Poderemos mudar? Este projeto artístico mostra algumas propostas de reflexão.
virus attack! first computer pandemics : Um intrigante projeto museológico. Arquiva vírus antigos, com vídeos que mostram os seus efeitos sobre um computador. Sendo o site de um museu de arte digital, os vírus em exposição estão numa curiosa fronteira entre o destruidor e o criativo.
Why solitude changes how you think: Os efeitos do isolamento sobre a mente humana. Algo a ter em atenção nestes dias de distanciamentos sociais. A solidão afeta-nos e transforma-nos de formas duradouras.
Secrets and spies: Behind the doors of the UK’s most enigmatic government agency: Um raro vislumbre do interior de uma das mais icónicas agências secretas da Europa.
North Pole ice cap too thin for testing Russia’s giant icebreaker: Pois, porque aquecimento global, eis porquê. Já nem dá para testar o triunfo da engenharia russa
Halloween Warplanes!: Apelidar aeronaves com figuras fantásticas é uma tradição clássica. Aqui, alguns dos mais icónicos.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…