forma

Esta semana, falamos das sonoridades da Rádio Curraleira, sugestões literárias de Halloween e dos prémios Amadora BD. Descobre-se o programa espacial catalão, os meandros da Palantir, e a tributação de robots. Ainda redescobrimos antigos vírus de computador e os sintomas do degelo no ártico. Estas e outras histórias, para ler nas Capturas da semana, procurando registar a forma como as ideias evoluem.

Ficção Científica e Cultura Pop

forma
Tadami Yamada: Surrealismo japonês.

Comics Personifications of Death Ranked in Order of How Overused They Are: Os comics são famosos pela forma como a morte de personagens raramente ser terminal. E algumas das desculpas dadas para a ressurreição de personagens são realmente patetas.

James Warhola, The Moon is a Harsh Mistress: Braços mecânicos.

Horror Icons + The Muppets = The Only Thing You Need To See Today: Os Marretas como ícones de terror. Podem agradecer-me por ter destruído uma das vossas recordações de infância.

Literary Inspiration For A Covid-19 Halloween: Ideias para fatos num halloween caseiro? A literatura ajuda.

Prémios Nacionais de Banda Desenhada: Este ano, o Festival de BD da Amadora decorre de forma unicamente online, apenas com conversas com os autores e apresentações de livros. Ficámos sem as exposições, feira do livro e sessões de autógrafos, cortesia da pandemia. A lista de nomeados aos prémios de BD deste ano foi divulgada, e é de facto uma lista de fôlego, com o melhor do que foi editado por cá este ano. Pista: se querem descobrir o que de muito bom se está a fazer na BD portuguesa, sigam a lista dos Prémios Revelação. Eu não consigo escolher a melhor obra daquela lista, todos aqueles livros são excelentes. Entretanto, os prémios deste ano estão a gerar uma enorme polémica pela redução radical de categorias a concurso – de onze para seis. Que, de facto, reduz muito o espectro das obras a concurso. Basta olhar para os nomeados para melhor álbum para perceber que há livros ali que não terão hipótese de distinção, porque a sua categoria natural é o humor. Mas vá, é o Amadora BD. Haver polémica com o festival é uma das suas tradições.

Sugestões de Halloween – Banda Desenhada: Em busca de leituras de banda desenhada de causar arrepios na espinha? O Rascunhos dá-nos excelentes sugestões de leitura, do meu querido Dylan Dog às arrepiantes séries de Cullen Bunn e Jeff Lemire. Agora, uma dica de terror da vida real: se viverem num concelho que não tenha livrarias, ou livrarias decentes cujo conteúdo não se resuma à literatura entediante dos grandes autores, é melhor abastecerem-se de leituras antes de dia 30, porque este nosso halloweeen vai ser caracterizado pelo terror pandémico da restrição de movimentos entre concelhos.

forma

Syd Mead: Nunca me canso do futurismo deste ilustrador.

Notterdam: Um guia turístico para as cidades do futuro. Essencialmente, uma forma de imaginar como seria uma cidade sem pegada de carbono.

Moebius: Do classicismo da BD francófona.

Akira – Animation the Hard Way: O que é que faz de Akira um filme extraordinário? Em grande parte, a genialidade da sua técnica de animação, explorada profundamente neste vídeo.

Rádio Curraleira: Se estão cansados da mediocridade das rádios generalistas, com as suas playlists a metro e programas de infinda discussão inútil, porque não experimentar as rádios online? A Rádio Curraleira é um destes interessantes projetos, onde podem esperar curadoria cuidada e surpreendentes escolhas musicais. Confesso que A Caverna do Samsa, uma sempre inesperada aventura experimental entre literatura e música, saído da mente impressionante de João Morales.

forma

Chris Foss – The Coming of the Space Age: Pura space opera.

Forma da Tecnologia

This Neural Network Turns You Into a Zombie: Poderia haver piores usos para algoritmos GAN.

ClipDrop finally makes AR practical: Uma app intrigante. E se bastasse apontar o telemóvel para um objeto no espaço real, e de seguida uma foto fosse automaticamente inserida num documento ou aplicação no computador? É esta a ideia por detrás do ClipDrop, que usa a realidade aumentada para trazer o real para o virtual.

Internet Ascendant, Part 2: Going Private and Going Public: Os primórdios da democratização da Internet, com a forma da sua chegada ao público.

It’s time to rethink the legal treatment of robots: Há medida que as máquinas se tornam uma força transformativa no mercado laboral, temos de fazer perguntas complexas. Como regular? De que forma tributar?
What the flip! The chance discovery that’s uncovered treasures of the very earliest cinema: Vasculhando num alfarrabista parisiense, um estudioso dos primórdios do cinema encontrou um tesouro esquecido de antigos flipbooks. Agora, estes foram digitalizados, restaurando-os para a continuidade da memória cultural global.
Los locos años diez, la década en la que la tecnología empujó los límites de nuestra privacidad: Hoje, começamos a viver nos tempos de recusa da invasividade das tecnologias digitais. Este artigo recorda-nos a origem dos serviços e produtos que se tornaram notórios pela forma como transformaram o que era privado em nós numa fonte de lucro.
Novo Livro | Teachers handbook: a guide to understanding Tangible Programming: Um recurso interessante, sobre meios e materiais de programação tangível. Permite abordar conceitos de programação com crianças muito jovens, de forma lúdica e com materiais físicos que dão resposta imediata às manipulações das crianças.O problema, é que quando lemos as propostas vemos que estão construídas à volta de um robot obscuro, daqueles que ninguém ouviu falar. Mas se abstrairmos isso, e tivermos capacidade de as, as propostas são aplicáveis noutros contextos, com outros tipos de robot.
Does Palantir See Too Much?: Uma análise profunda à empresa cujo software é famoso por ser usado por organizações governamentais e serviços secretos para monitorizar as comunicações. E, aparentemente, também é útil para outros usos, como gerir o fluxo de fabricação na Airbus.
NOKIA COMPOSER IN 512 BYTES: Os telemóveis da Nokia não eram famosos só pela sua durabilidade e resistência. Incluíam um editor de músicas simples, que permitia compor músicas com as teclas do telemóvel. Numa onda nostálgica, podem recordar esses tempos com esta implementação/clone disponível online.
NASA discovers water on the surface of the sunlit portion of the moon: Ultimamente, a exploração espacial tem-nos surpreendido com notícias excitantes. Indícios de água na Lua são mais um motivo para lá regressar.
Robots aren’t better soldiers than humans: É uma discussão que deve ser pública. O uso de robots militares está a alastrar, e enquanto nos deslumbramos com as suas capacidades, esquecemos o lado ético.
Men at Facial Recognition Startup Used Its Own Tech to Sexually Harass Coworkers: É por estas que ética deve ser componente dos cursos de formação em tecnologias. As ferramentas de recolha e tratamento de dados permitem chegar a muita informação, e o potencial de abuso é enorme.
Cataluña quiere su propia NASA: 18 millones de euros, dos nanosatélites y muchas preguntas encima de la mesa: Como é que se diz programa espacial em Catalão? O curioso aqui é ver uma região a querer investir no desenvolvimento de um programa destes. Fará sentido, sabendo que na europa a ESA congrega esforços espaciais pan-europeus?
The “Godfather of AI” Just Trashed GPT-3: E com muita razão. LeCun apenas aponta o óbvio: estes algoritmos geram texto, mas não compreendem o texto que geram. São ferramentas intrigantes, mas não nos deixemos deslumbrar com laivos de pseudo-inteligências.

Modernidade

forma

POST GROWTH. Ideas and toolkit for a world in crisis: A pandemia apenas veio agudizar o que já se sabia. Vivemos numa sociedade insustentável, abalada pela covid mas ameaçada pelo aquecimento global. Poderemos mudar? Este projeto artístico mostra algumas propostas de reflexão.

virus attack! first computer pandemics : Um intrigante projeto museológico. Arquiva vírus antigos, com vídeos que mostram os seus efeitos sobre um computador. Sendo o site de um museu de arte digital, os vírus em exposição estão numa curiosa fronteira entre o destruidor e o criativo.

Why solitude changes how you think: Os efeitos do isolamento sobre a mente humana. Algo a ter em atenção nestes dias de distanciamentos sociais. A solidão afeta-nos e transforma-nos de formas duradouras.

Secrets and spies: Behind the doors of the UK’s most enigmatic government agency: Um raro vislumbre do interior de uma das mais icónicas agências secretas da Europa.

North Pole ice cap too thin for testing Russia’s giant icebreaker: Pois, porque aquecimento global, eis porquê. Já nem dá para testar o  triunfo da engenharia russa

Halloween Warplanes!: Apelidar aeronaves com figuras fantásticas é uma tradição clássica. Aqui, alguns dos mais icónicos.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia Que.. Este Robot Precisa De Amigos?

Artigo anteriorCapturas na Rede, 31 de Outubro: Direitos
Próximo artigoCapturas na Rede, 14 de Novembro: Histórias
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.