Esta semana, fala-se de banda desenhada portuguesa, incluindo uma antevisão da próxima Apocryhus, e de H.P. Lovecraft. Descobrimos peças impressas em 3D para aviação, robots modulares e vídeo gerado por inteligência artificial. O passado da arte e as ruas do presente cruzam-se no Google Streetview, descobre-se o xadrez unidimensional, e visita-se uma Londres em confinamento. Estas e outras histórias, nas Capturas da semana.
Ficção Científica e Cultura Popular
Esta história aos quadradinhos também se conta em português: Uma análise à banda desenhada portuguesa, mostrando que é um género que, apesar das dificuldades de um mercado diminuto, está com imensa força criativa.
16 of the Most Inspiring Cityscapes in Science Fiction: O urbanismo ficcional é um dos mais fascinantes aspetos da ficção científica.
Apocryphus // Monstro!: A boa notícia é que a Apocryphus regressará com os eventos, agora suspensos pela pandemia. A má, é que teremos que aguardar. Mas, para aguçar a curiosidade, o editor deste que é dos melhores projetos de BD portuguesa da atualidade, deixa-nos um teaser com uma das histórias que poderemos ler na próxima edição da Apocryphus.
Robert Tinney, 1981: O pormenor da diskette minuaturizada.
Como envelheceu a primeira “Novela Gráfica” a popularizar este termo?: Bem, Will Eisner não envelhece. É, por muitas razões, um clássico canónico da banda desenhada. O ter sido um dos primeiros a criar o que hoje denominamos de romance gráfico é mais um dos aspetos que o tornam fundamental.
Um ensaio sobre o terror: cru, sarcástico e muitas vezes sangrento: Sobre o gosto pelo ecrã tenebroso, o cinema de horror como prazer culposo.
Peter Gudynas, 1982: Pois, anos 80. Tudo era gritante. E levemente feio.
One of Dracula’s Often Overlooked Inspirations Is the Indian Vetala: As lendas indianas sobre criaturas malévolas e a sua potencial influência no clássico de Bram Stoker. Se bem que a influência, a existir, poderá ter vindo das histórias de Richard Burton, que simplificaram as lendas originais hindus para os leitores vitorianos.
The Tragedy of H.P. Lovecraft: Revisitar a obra de um autor que quase ficou esquecido, mas se tornou, postumamente, um dos pilares fundamentais do terror na literatura e cinema.
Tecnologia
Experimenting with Automatic Video Creation From a Web Page: Encontrar um bom texto e sintetizá-lo em vídeo poderá tornar-se um processo automático, com este novo algoritmo da Google AI.
Metal Spheres Swarm Together to Create Freeform Modular Robots: Robots esféricos modulares capazes de se unir para formar estruturas complexas. Faz lembrar o T-1000, não faz?
Who Gets Credit For Art Created By AI?: Na verdade, isto é uma não-questão. Arte gerada por IA não é clicar no botão e pronto. Implica treinar modelos, ou seleccionar dos já treinados. Os resultados também não são automáticos, há sempre um processo de selecção que assenta nas escolhas estéticas de quem usa o algoritmo. Mas discutir isto retira a aura de pós-humanidade que gostamos de atribuir à inteligência artificial.
What it’s like to get locked out of Google indefinitely: É o problema dos gigantes da internet. Se considerarem que violamos as suas muitas vezes opacas regras, bloqueiam-nos o acesso. E, com isso, perdem-se anos de informação pessoal e profissional.
Ford Uses Terrifying Robotic Dogs to 3D-Map Factory: O título é clickbaity, mas a notícia é mais comedida. O intrigante é o uso de robots para digitalização 3D de uma fábrica, para tornar o processo de reequipamento mais eficaz.
Estudo | Robots podem roubar empregos ao sector do jogo e do turismo: Ok, esta é inesperada. Uma análise do possível impacto da robótica na indústria do jogo macaense. No fundo, tudo o que for automatizável, sê-lo à.
Disney Research Makes Robotic Gaze Interaction Eerily Lifelike: É de notar que este desenvolvimento técnico se aplica à animatrónica, onde os robots são programados com movimentos específicos. Mas não deixa de ter o seu quê de uncanny valley.
Histórias de Modernidade
In Isolation, Listening To The World: Um mergulho na diversidade cultural e musical das rádios online, onde é possível ouvir sonoridades de todo o mundo.
Former US Navy fighter pilot explains why TOPGUN fines aviators $5 each time they quote the iconic 1986 film ‘Top Gun’ starring Tom Cruise: Porque os militares não têm sentido de humor? Até têm, mas o importante é sublinhar a aparência profissional da escola Top Gun. Onde… os pilotos vão mais alto, até à zona do perigo, sempre com necessidade, necessidade de velocidade. Desculpem, este filme de história pateta, atores canastrões, militarismo exorbitante e fabulosas cenas aéreas é um dos meus prazeres culposos.
City of London – October 2020: Londres, e todo o reino unido, regressam ao confinamento. Um último passeio pelas ruas da City, antes do recolhimento.
Extremely obscure aeroplanes we have so far neglected: Aquelas aeronaves que voaram, mas raramente se ouvem falar. Algumas são decididamente inesperadas, como o avião desenvolvido unicamente para o instituto geográfico francês. Algo diz que não foi um sucesso comercial.
“The New Europe”: Propostas para uma Europa unida, após a I Guerra. Uma união pan-europeia radial centrada em Viena. É curioso notar a ausência da península ibérica, escandinávia e ilhas britânicas desta utopia de europa unida.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Impressão 3D: A Indústria do Futuro que já existe nos dias de hoje.