Esta semana, fala-se do lançamento de Dormir com Lisboa, de Miles Morales e das múmias dos estúdios Hammer. Descobrimos robots que pintam em movimento, as categorias de comportamento de algoritmos e máquinas, e os problemas éticos da Inteligência Artificial. Ainda se lê sobre espelhos, investigadores medievais, antipapas e a forma como a Google encara o teletrabalho. Estas, e outras leituras, nas Capturas da semana.
Ficção Científica e Cultura Pop
Lançamento: Dormir com Lisboa – Fausta Cardoso Pereira: Posso dizer que sou dos poucos que tem a edição original galega deste livro. Agora que está editado em Portugal, é uma boa razão para ir descobrir esta singular história de uma Lisboa que… hey, querem saber, vão ler o livro.
The Hugo Awards will have a video game category in 2021: E já não era sem tempo. Já há muito que os jogos deixaram de ser mero entretenimento para se tornarem poderosas ferramentas narrativas.
“Jupiter cloudscape,” by Adolf Schaller: Será mesmo assim?
Miles Morales Homem-Aranha #1: Apreciação a um dos recentes títulos que a Panini fez chegar ao público português. Também já li e diga-se que é uma boa leitura.
Heart Overboard: Sem referenciais culturais, fica difícil perceber que coisa pulp é aquela.
As “Franquias” da Hammer Films: A Múmia: Ah, os bons velhos filmes sobre maldições das múmias. Que atingiram níveis estratosféricos com os clássicos Hammer Studios.
A Gathering of Bear’s Ghosts – Soviet Era Hauntology and Lost Futures: Recordar a arquitetura vanguardista soviética, que largou edifícios improváveis nos mais inesperados locais do planeta.
Robots e Tecnologia
Nova directiva de telecomunicações com proteções adicionais para os consumidores: O panorama das telecomunicações em Portugal irá, finalmente, mudar. Contratos mais flexíveis, e maior diversidade de planos de acesso. Será que estas leis conseguirão quebrar a óbvia cartelização das operadoras?
The promise of the fourth industrial revolution: Não é a próxima revolução. É aquela que já estamos a viver, apesar dos efeitos da pandemia (e, talvez, a progressiva automatização da economia esteja a mitigar os efeitos devastadores da covid na economia global).
Los robots no provocarán el apocalipsis para los trabajadores: más que destruir trabajos los transformarán, afirman en el MIT: Talvez os prognósticos que apontam o arrasar do mercado laboral pela automação e robótica sejam exagerados. Talvez se gerem novas profissões, e outras se transformem para colaboração humano-máquina.
The way we train AI is fundamentally flawed: Quando falamos dos problemas éticos dos algoritmos de Inteligência Artificial, é em parte disto que falamos. Parte do problema está nos dados que sustentam os modelos para treino.
Professor: Asimov’s Laws Are Outdated and It’s Time to Write More: Se é que alguma vez foram válidas, reparem que Asimov imaginou um mundo de robots muito antes dos robots se começarem a tornar pervasivos. Os robots de Asimov são essencialmente humanos mecânicos, muito longe das vertentes pelas quais a robótica real se desenvolve.
By Our Powers Combined: Lembram-se dos webrings? Redes de blogs e páginas web unidas por grupos de interesse? Pois, de facto já mal me lembrava desse artefato dos primórdios da explosão da internet. Mas o Tedium recorda-se.
What is AI? We made this to help: Com tantas variantes e tecnologias, como distinguir o que é inteligência artificial ou não? Os especialistas da MIT Technology Review dão-nos um mapa que ajuda a perceber.
When AI sees a man, it thinks “official.” A woman? “Smile”: Lamento, mas o título está enviesado. Não é “quando uma IA vê”, é mais quando um algoritmo interpreta uma imagem com base nos conjuntos de dados com que foi treinado, dando resultados de acordo com as etiquetas de classificação dos dados. O problema do enviesamento da inteligência artificial está aqui, na forma como são catalogados e etiquetados os dados-base para treino dos modelos.
Windows turns 35: a visual history: Comemorando a efeméride, um artigo que nos recorda a evolução do sistema operativo Windows.
What is Roblox worth?: Se têm crianças, ou trabalham com crianças, conhecem isto. A plataforma de jogos e espaços virtuais criados pelos seus utilizadores. Que está a chegar ao mercado e promete criar ondas financeiras.
Robots invade the construction site: Novamente, não há grande surpresa, tarefas mecanizadas serão efetuadas por robots. A construção civil não está imune à automação.
SpaceX’s Riskiest Business: Ir ao espaço não é rotina, apesar de todos os esforços em tornar as tecnologias espaciais seguras.
Machine behaviour: Uma proposta intrigante. Catalogar o comportamento de algoritmos de inteligência artificial, para melhor perceber o seu impacto na sociedade.
7 Cool Programming Tricks Inside Microsoft Notepad: Dicas de programação usando o Bloco de Notas.
Si las vacunas de ARNm tienen éxito, estaremos ante uno de los grandes hitos en la historia de la ciencia: Intrigante, o método que poderá permitir a saída da pandemia com uma vacina parte do trabalho de uma investigadora húngara que, por pouco, não perdeu o seu lugar porque as suas pesquisas demoravam demasiado a dar resultados – pelo menos, para a gestão de métricas académicas.
Modernidade
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…