E porque não desenhar criaturas fantásticas usando um algoritmo? Com o objetivo de estudar melhor a interação entre artistas visuais e ferramentas de inteligência artificial, investigadores da Google AI desenvolveram esta divertida aplicação, que nos permite desenhar os nossos monstros.
Chimera Painter: Inteligência Artificial e Fantástico
O Chimera Painter é uma GAN treinada em aprendizagem automática, capaz de criar um render realista a partir de contornos criados pelos utilizadores. A GAN foi treinada com imagens e modelos 3D de criaturas fantásticas. Um dos objetivos é o de fugir às tentativas de maior realismo em imagens produzidas com auxílio de inteligência artificial. Com esta ferramenta, obtém-se criaturas de fantasia num estilo gráfico de ilustração.
O processo de criação depende de uma estrutura de base, através de diferentes mapas de segmentação que indicam ao algoritmo a estrutura corporal da criatura. A partir daí, a paleta de ferramentas permite aos utilizadores adicionar elementos, e experimentar diferentes formas de visualização. Com isto, os artistas podem trabalhar de forma iterativa, em vez de criar diferentes grafismos.
O real objetivo deste algoritmo não é o de se substituir aos artistas e ilustradores, mas sim o de apontar caminhos para uso de ferramentas de Inteligência Artificial nos processos de criação artística. Essencialmente, trabalhar com este algoritmo é similar ao processo de realizar diferentes esboços, experimentado diferentes combinações, configurações e ajustes. A hipótese colocada pelos investigadores que desenvolveram este algoritmo aponta para isso: e se a inteligência artificial fosse como um pincel, nas mãos de artistas?
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…