Esta semana, fala-se de listas dos melhores livros do ano de 2020 (são muitos), lançamentos para 2021, e recorda-se o sublime de Squeak The Mouse. Fala-se também da inércia institucional portuguesa face à indústria dos videojogos, de cheapfakes (leram bem) ou do cadinho criativo dos laboratórios Bell. Ainda se olha para a ascensão russa, a importância do brincar, ou projetos artísticos em altitude. Mais sugestões de leitura vos aguardam nas Capturas desta semana, sempre a olhar para o sistema do mundo.

Ficção Científica e Cultura Popular

sistema
B. Parmeyev, 1977: Natal no espaço. Estas iconografias soviéticas são muito bizarras.

The 50 Best Comics of 2020: Muitas boas sugestões de leitura, nesta lista dos melhores comics do ano que findou.

10 Fictional ‘Black Jet’ Toys, Models, And Video Games From The 1980s To Today: A maior parte deles com uma aerodinâmica impossível. E alguns nem sequer têm um aspeto cool.

MATTE PAINTING REVIEW: A Selection of Overlooked Films – Part Thirteen: Sempre que este blog publica, é um festim. Sabemos sempre que iremos descobrir pérolas dos efeitos visuais analógicos, muitas vezes encontrando imagens de filmes que pensávamos serem cenários reais, mas que na verdade são pinturas matte.

John Berkey: Aquele toque de space opera.

Que BD portuguesa vai sair em 2021? (Parte 2): Mais uma lista de obras de banda desenhada de autores portugueses, com edição prevista para 2021. Há muitas obras prometedoras naquela lista.

Gravações de vários eventos: Se os confinamentos são uma tremenda desvantagem para os eventos, a vantagem de serem online é que passam a estar disponíveis para um público maior, e fora do tempo do evento. O Rascunhos recolhe aqui alguns momentos de partilha ligados ao fantástico em português.

New York Magazine Ranks The Best Books of 2020: Mais livros sugeridos? Vá, nunca é demais.

The weirdest pop culture of 2020: Num ano já de si pouco normal, alguns dos mais bizarros momentos da cultura pop.

sistema

madddscience:“This 1967 Robert McCall concept art: Última chamada para os passageiros do próximo voo PanAm para a estação espacial.

Watch some trippy recent developments in datamoshing: Confesso que não sabia que isto ainda era uma cena – a criação de imagem digital por indução intencional de erros de software.

MILLENNIUM FALCON KIT CARD: Para quem tiver uma impressora 3D, é um kit com piada para imprimir e montar.

Tecnologia

Photo: É, é mais ou menos isto.

Xiaomi lança ebook reader Mi Reader Pro: Será que chega cá? No reduzido mercado português, só temos acesso direto aos Kobo.

Atlas dos Videojogos: o que anda a fazer o Estado?: Da cegueira e elitismo. O desenvolvimento de videojogos é uma indústria lucrativa, que poderia gerar mais emprego e lucro se o investimento não fosse dependente da carolice dos criadores ou dos meios das empresas. Há apoios para a produção cultural, mas para a visão portuguesa, o multimédia (onde se incluem os jogos), não é culturalmente relevante.

Comissão Europeia propõe medidas para regular a Internet como a conhecemos: A UE anda apostada em regulamentar o mundo digital, e tem peso suficiente para o conseguir. Esta legislação é mais um passo para travar o poder excessivo que as empresas tecnológicas, a operar em quase monopólios, detêm sobre as sociedades e economias.

The Air Force Just Let an AI Take Over Systems of a Military Jet: Um sistema de inteligência artificial que controlou o voo e buscou potenciais alvos.

Digital Decay: Sabem, existia um mundo antes do motor de pesquisa da Google. O AltaVista foi um dos primeiros serviços deste género, e no seu tempo, um dos melhores. Hoje é apenas recordado, e os seus vestígios digitais já nem sequer preservam a memória da história da tecnologia.

La gran regulación europea del mundo digital (DSA y DMA) ya está aquí: qué implica y cómo nos afectará a los usuarios de Internet: Garantir segurança, interoperabilidade, preservar a privacidade individual, combater monopolismos.

Discord’s screen sharing feature comes to smartphones: Intrigante, esta ideia de partilha comunitária de ecrã de telemóveis abre imensas possibilidades.

Facebook’s Doom Machine: Os problemas desta rede social são evidentes, advém de ser demasiado grande, e de ter crescido usando uma estratégia de cativar utilizadores despertando interesse a todo o custo, privilegiando os conteúdos que despertam mais a atenção. Que, geralmente, são os mais divisivos e o espelho do pior da humanidade.

To the brain, reading computer code is not the same as reading language: O que até faz sentido, porque as linguagens de programação estão firmemente ancoradas na lógica, que é apenas uma das vertentes do nosso pensamento.

The Modern World Has Finally Become Too Complex for Any of Us to Understand: A complexidade das redes que sustentam a sociedade contemporânea é enorme, e talvez pela primeira vez na história, impossível de abarcar como um todo.

Penn State researchers develop novel process planning software for support-free 5-axis 3D printing: A impressão 3D em três eixos, a que correntemente temos, tem duas fortes limitações: o desperdício de material de suporte para elementos que ultrapassem os ângulos laterais, e fragilidade estrutural das peças entre camadas de impressão. Mas se o extrusor for capaz de se movimentar em cinco eixos (na verdade é uma combinação de movimentos do extrusor e mesa de impressão), conseguem-se melhores peças com menos desperdício de material. Um sistema promissor.

You can now try on makeup from your home with the power of AR: A Google está claramente a investir na realidade aumentada, incorporando no motor de busca elementos desta tecnologia. Como a capacidade de experimentar virtualmente maquilhagem.

How open source designs and 3D-printing make prosthetics more accessible: Acessíveis face ao preço elevado das próteses, mas o mais importante é a forma como são personalizáveis, ou seja, pode-se adapatar a prótese às necessidades específicas de cada utilizador.

21 programas gratis para hacer vídeos con fotos y música: É sempre útil ter estas listas à mão, pode fazer jeito para algum projeto. Nela, encontram-se também apps de edição de vídeo para dispositivos móveis.

How the pandemic inspired creative uses of technology in 2020: Fisicamente, ficámos confinados, mas a criatividade no uso da tecnologia abriu novas dimensões de combate ao isolamento.

SLM Solutions 3D prints Porsche E-Drive housing on NXG X11 600: Para já, em protótipo de demonstração, mas a mostrar como a manufatura aditiva pode ser integrada no fluxo de fabricação automóvel.

The Death and Life of an Admissions Algorithm: Quando a sensação que o algoritmo contém enviesamentos se torna problemática. No caso, um sistema de inteligência artificial desenvolvido para auxiliar os processos de revisão de candidaturas a uma universidade, que levantou demasiadas questões sobre a automatização de critérios subjetivos.
Hitting the Books: How Bell Labs jump-started the multimedia art movement: Quanto mais leio sobre história da computação, mais percebo o quanto os Bell Labs foram fundamentais para criar as bases tecnológicas da sociedade da informação. E o quão impossível seria replicar esse espírito nos dias hoje – os Bell Labs, apesar de ligados a uma empresa de telecomunicações, eram por sistema um verdadeiro recreio para cientistas e engenheiros se dedicarem a projetos que muitas vezes nada tinham a ver com telecomunicações, mas desenvolviam bases para a evolução tecnológica. Ao ponto de ser um dos primeiros focos de experimentação artística com tecnologia.
El ADN de nuestros ordenadores tiene más de 4400 años: esta es la sorprendente historia del sistema binario: As origesns do sistema que sustenta o mundo digital.
How We’re Building a 21st-Century Space Force: Notas sobre a progressiva militarização do espaço, que está a ser agressivamente desenvolvida pelas principais potências.
Mysterious phishing scam targets authors’ first drafts: Isto é algo muito oddly specific. Atacar escritores é mesmo um tipo muito específico de cibercrime. Mas percebe-se: imaginem que têm um livro quase completo, e de repente os ficheiros são encriptados?
Don’t underestimate the cheapfake: Não, não é um erro, não tem a ver com deepfakes. É um excelente aviso. Normalmente tememos as consequências da manipulação de opinião com imagens, texto ou vídeo gerados por inteligência artificial. No entanto, não é preciso ir tão longe. Basta uma imagem mal feita, ou descontextualizada, que pareça confirmar opiniões enviesadas.

Sistema da Modernidade

sistema
Private Views: Uma artista húngara a fazer um curso em Nova Iorque teve curiosidade em descobrir as vistas dos prédios mais altos da cidade, geralmente condomínios residenciais de luxo, e o resultado foi este projeto. O mais divertido foi a forma como o fez: contactou imobiliárias dizendo ser a esposa de um milionário húngaro, e com isso foi-lhe dado acesso aos interiores das casas que estão acima dos centésimos andares.

As lápides romanas do Prédio Almada (Lisboa): Vestígios romanos bem à vista em plena baixa pombalina. A ironia de ter crescido naquela zona, e nunca me ter apercebido deste pormenor arquitetónico.

Why is serial killing no longer en vogue?: Bem, há modas, como a roupa dos anos 80 ou a música pop dos 00, que ainda bem que passaram e o melhor é ficarem esquecidas. No caso dos crimes, há várias hipóteses: melhor capacidade das polícias científicas e o seu sistema de investigação, os cantos escuros da internet como escape de fantasia para as pulsões negras, alterações sociais. Hoje é impensável crianças andarem livremente nas ruas, por exemplo, e qual foi a última vez que viram alguém a pedir boleia?

The Big Thaw: How Russia Could Dominate a Warming World: A Rússia como potência emergente? Como se explica isso? Duas simples palavras: aquecimento global. Zonas até agora inóspitas, demasiado a norte para exploração agrícola, estão a tornar-se favoráveis à cultura intensiva graças à subida das temperaturas médias. A Sibéria vai tornar-se um fértil terreno de agricultura, enquanto as zonas meridionais do planeta se tornam mais áridas.
Why Play Is Essential To Ideas: Vemos o brincar como algo fútil, mas na verdade é essencial para o desenvolvimento do pensamento.
Oldest place name sign deciphered: Uma curiosidade histórica, a decifração daquele que é o mais antigo antepssado das placas toponímicas.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

A maior aventura da raça humana está apenas a começar

Artigo anteriorSabia que… A Talgo Testa Comboios a Hidrogénio?
Próximo artigoCapturas na Rede, 9 de Janeiro: Realidade
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.