tecnologias

Para esta semana, o grande destaque vai para a excelente surpresa do conto Ootheca, publicado na Strange Horizons. Mas ainda se fala de inteligência artificial aplicada ao 3D, dos primórdios dos controladores de braços robóticos, de reconhecimento facial comercial ou problemáticas levantadas pela robótica. Ainda se fala de vida sob o gelo profundo, ou dos efeitos do aquecimento global. Outras leituras vos aguardam, das tecnologias à cultura, nas Capturas desta semana.

Ficção Científica e Cultura Popular

tecnologias

Vincent Di Fate: FC clássica.

Estive a Ler: O Despertar de Cthulhu (2017): Confesso que deixei este livro de lado, apesar de ser deslumbrante. Tenho praticamente toda a obra de Lovecraft na minha biblioteca. Mas é de facto um daqueles livros de encher o olho, que merece ser lido.

Romas Kukalis, Starflight to Faroul, 1985: Barroquismos da estética FC.

The Cultural Significance Of Magazines: Também sinto o fascínio pelas revistas impressas. Mesmo nesta era digital, continuam relevantes e interessantes.

Ootheca: Uma excelente surpresa, este conto de Mário Seabra Coelho, num fantástico surreal que nos chega via o eZine Strange Horizons.

Tecnologias

MIT Prints Robots with Lasers: É mais um passo em direção à manufatura aditiva integrada, combinando diferentes tipos de atuadores – lasers, impressão 3D, braços robóticos, para fabricação digital.

Do We Have The Will To Stop Invention Of A Doomsday Device?: Os dilemas da inovação tecnológica. Como travar tecnologias potencialmente destrutivas à escala planetária?

Uncovering Unknown Unknowns in Machine Learning: Os “desconhecidos desconhecidos” são erros de categorização em que um algoritmo interpreta mal os dados, e não se apercebe desse erro. Afinar os algoritmos para serem capazes de detetar e corrigir estes enviesamentos é algo fundamental para uma Inteligência Artificial mais fiável.

3D Scene Understanding with TensorFlow 3D: Esta framework do TensorFlow para aplicar inteligência artificial ao reconhecimento de objetos em 3D é especialmente interessante. Mostra que a dotação de sensores 3D nos dispositivos móveis, que a Apple já iniciou ao incorporar Lidar nos seus dispositivos mais recentes, vai-se alargar e com isso abrir novos domínios no campo da visão computacional.

The Origin of Robot Arm Programming Languages: É um recanto mais obscuro da evolução da computação, mas sem este passo, nem a robótica nem a maquinação digital teriam evoluído. Este post mostra-nos os primórdios da criação de linguagens de controlo de atuadores, essencialmente a raiz das CNCs, fresas e impressoras 3D, mas também dos braços robóticos.

Legacy Digital Photos, With a Side of Murphy’s Law: É o grande problema dos formatos proprietários. Quando as empresas que os desenvolvem vão à falência, perdem o interesse no produto ou simplesmente mudam de tecnologias, os utilizadores finais correm o risco de ficar com os seus dados inacessíveis. E, por dados, leiam-se memórias ou artefactos digitais com significado pessoal.

Needed: A Philosophical Means Of Regarding Technology: Vivendo num mundo em que a tecnologia é um dos fatores primordiais, precisamos de formas profundas de as analisar e conceptualizar.

Can You Code Without Google?: Bem, isto não se aplica só à programação. Hoje, quase nos parece impossível fazer alguma coisa sem que, sempre que nos surja uma dúvida, consultemos o Google. Porque alguém já passou pelo problema, e partilhou uma eventual solução. É esse o verdadeiro poder cognitivo da internet. Não nos reduz capacidades, pelo contrário, dá-nos acesso ao conhecimento e experiências das comunidades.

With an Upgraded Color E Ink Screen, This Could Be the Perfect E-Reader for Comic Book Fans: Shut up and take my money? Talvez. Pessoalmente prefiro fazer as minhas leituras de ecrã em tinta eletrónica, e de facto faz falta ecrãs a cores usando esta tecnologia, de baixo consumo energético e que não esforça os olhos.

El ENIAC, el primer ordenador «moderno» de la historia, cumple 75 años: Há muitos sistemas que poderão competir pelo papel de antepassados dos computadores modernos, mas é no ENIAC que a linhagem da computação de uso geral se inicia.

Así es e5, el primer petrolero totalmente eléctrico que están construyendo en Japón: Tem o seu quê de paradoxal, um petroleiro movido a energia elétrica (na verdade, mais um navio de transporte e reabastecimento de combustível do que de petróleo). Aponta para o futuro das energias renováveis na navegação.

Rearranging the Visual World: Algoritmos capazes de interpretar o mundo tridimensional, para capacitar robots para intervir.

Iberia te permitirá facturar “por la cara”: así está desplegando un sistema de reconocimiento facial que te reconoce hasta con mascarilla: Um uso intrigante de reconhecimento facial, por um lado útil, por outro preocupante. Porque estas tecnologias têm um enorme potencial perigoso no domínio da vigilância e privacidade. Não as toleraríamos em contextos de restrição, mas abrimos alegremente a porta quando nos parecem convenientes.

Scanning And Sorting: Uma história dos primórdios da digitalização documental, que no setor bancário automatizou o processamento de cheques, em paralelo com o desenvolvimento da computação digital.

Why I was wrong to be optimistic about robots: Não é tanto uma questão de tecnologia, mas de humanismo. Os sistemas robóticos têm o potencial de melhorar as capacidades humanas. No entanto, em alguns campos, o seu uso tem sido o exato inverso – dotar o trabalho humano de eficiência automatizada, sem prestar atenção ás consequências na saúde dos trabalhadores envolvidos.

Why kids should start learning AI: Se estas tecnologias já determinam muitos aspetos do nosso dia a dia, é fundamental que as crianças as comecem a compreender. É ao mesmo tempo uma garantia para o seu futiro,  e uma forma de se apropriarem destas tecnologias.

Modernidade

tecnologias
Architecting Emergence: Os espaços e tecnologias virtuais como zonas de experimentação artística, nas fronteiras da arte e tecnologia.
Han preguntado a más de 100 expertos de primer nivel qué opinan sobre el futuro de la pandemia y el coronavirus: esto es lo que han respondido: Estamos há um ano nisto, e mesmo no dealbar da vacinação, já percebemos que não vai desaparecer. As probabilidades desta doença se tornar endémica e regularmente mutável são elevadas. A visão informada dos especialistas mostra que a tendência de futuro próximo, no que respeita à covid, náo é animadora.
CAN CAPITALIST DEMOCRACY SURVIVE? O capitalismo desregulado, como sabemos, é indutor de fortes assimetrias e desigualdades, e com isso as sociedades tornam-se terrenos férteis para oportunismos populista. Será possível um equilíbrio entre os sistemas económicos e políticos?

Shifts in global bat diversity suggest a possible role of climate change in the emergence of SARS-CoV-1 and SARS-CoV-2: Uma hipótese intrigante. Haverá uma ligação entre o aquecimento global e a pandemia? Esta investigação aponta para isso, mostrando que o aquecimento global tem impacto sobre o ecossistema natural dos morcegos, apontados como as origens zoonóticas dos coronavírus.

Bombardier anuncia el fin de los reactores ejecutivos Learjet: A pandemia a fazer mais uma vítima. E é um fim de uma era na aviação. Os Learjet eram uma das epítomes dos jatos executivos, mas no esforço de redução de custos a empresa que detém a fabricação destes aviões vai parar a sua produção. Num mundo em que se deixou de viajar, a aviação está a ser severamente afetada, e suspeito que haverá mais construtores a seguir este caminho.

Scientists Found Unexpected Life Half a Mile Under an Antarctic Ice Shelf: Como se costuma dizer, a vida encontra um caminho. Mesmo que seja nas profundezas de lagos gelados na antártida.

Polónia: #MediaSemEscolha e líder do movimento pró-escolha arrisca prisão. Covid-19 é o pretexto: Não estamos em dias tranquilos para a democracia. Extremismos e forças obscuras estão a afirmar-se, cada vez mais ruidosas, e estão instalados nalguns governos europeus onde, aproveitando a pandemia, vão criado legislação retrógrada e limitadora das liberdades.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Da Robótica ao Pensamento Computacional: Educação para o Século XXI

Artigo anteriorCapturas na Rede, 20 de Fevereiro: Realidade
Próximo artigoMemórias Volumétricas com Sensores 3D na Ponta dos Dedos
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.