Save the Date! Este ano, o evento europeu  EU Codeweek, que desafia a dinamização de iniciativas dedicadas à programação, robótica, inteligência artificial, pensamento computacional e outras vertentes da tecnologia irá decorrer de 9 a 24 de outubro de 2021. O desafio é o de sempre: incentivar, mostrar, estimular. O objetivo é desmistificar a complexidade das tecnologias, desafiando as crianças e jovens a explorar o seu potencial, apropriando-se de ferramentas digitais.

EU Codeweek 2021

O movimento voluntário EU Codeweek, apoiado pela Comissão Europeia, reúne uma rede de professores e voluntários que, em toda a Europa, se dedicam a dinamizar iniciativas de introdução às diferentes vertentes da tecnologia. É um projeto de inclusão, dedicado a despertar o interesse das crianças e jovens para estas áreas. As motivações são muitas, desde encontrar formas de diminuir as skills gap das necessidades da economia digital à capacitação individual, igualitária, e criativa através da tecnologias.

A Codeweek está aberta a todos os interessados. Aqueles para quem estas questões são importantes, quer estejam ligados à educação ou não, podem propor atividades a nível local ou de intercâmbio nacional e internacional. Fazê-lo é muito fácil, basta ir ao site da Codeweek e registar as suas atividades.

Challenges

 

Este ano, a pequena mas dinâmica equipe Codeweek tem para todos os participantes um desafio especial: participar nos Challenges. Estes desafios partem de cenários de aprendizagem, que guiam as crianças e jovens na concretização de um desafio para o qual terão de utilizar conceitos de computação. São muito variados, e incluem desafios como programar chatbots, criar danças e música, explorar inteligência artificial, experimentar placas programáveis, ambientes de programação visual ou até programar casas assombradas. A lista completa de desafios está no site da Codeweek.

Mais do que uma iniciativa pontual, a Codeweek é uma comunidade, que tem evoluído ao longo dos anos através do entusiasmo dos seus organizadores, construindo uma comunidade pan europeia dedicada à educação e tecnologia. As suas iniciativas não se esgotam nas semanas dedicadas aeste evento, desenvolvendo-se ao longo do ano. Aberta a todos, a Codeweek aposta forte no desafio à capacitação digital das crianças e jovens.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

EU Codeweek: Incentivar o Futuro

Artigo anteriorCapturas na Rede, 18 de Setembro: Poder
Próximo artigoCapturas na Rede, 25 de Setembro: Ficção
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.