O mundo das plataformas e aplicações para desafiar as crianças a programar é muito vasto. Mas são poucas aquelas que permitem uma exploração alargada, sob o conceito low floor, high ceiling, permitindo às crianças criação totalmente aberta, da introdução simples à exploração avançada. A Tynker, usada no computador ou dispositivo móvel, pode ser uma excelente alternativa para desenvolver uma atividade para a EU Codeweek 2021.

Tynker: Aprender em Multiplataformas

Tynker

A Tynker segue esses princípios. Este ambiente de programação visual baseada no Scratch, adapta o seu interface para diferentes sistemas operativos e dispositivos. Oferece uma gama de diversas experiências de aprendizagem, que vão desde uma app de programação visual a percursos de aprendizagem de programação passo a passo, interação com artefactos programáveis e introdução a linguagens de programação mais avançadas, já a permitir ir além da programação por blocos.

Um dos elementos mais interessantes da Tynker é o seu caráter multi-plataforma. Pode ser usada na web, através de um navegador, mas também conta com aplicações nativas para iOS e Android. Nelas, qualquer um pode desenvolver programas usando linguagens visuais. Jogos, histórias, animações, até programas geradores de desenho podem ser desenvolvidos num tablet ou telemóvel. O interface da Tynker adapta-se bem a diferentes tamanos de ecrã. 

A Tynker pode ser usada gratuitamente, embora alguns recursos ou percursos de aprendizagem sejam pagos, bem como a criação de aulas virtuais para escolas. Descobrir como criar uma pequena animação, programando, ou experimentar a geração de desenhos através de código são algumas das ideias que esta aplicação pode trazer para um evento Codeweek.

Como parte da EU Codeweek 2021, vamos olhar para algumas vertentes da programação e robótica na educação.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Maker Faire Galicia 2020: Projetos em Destaque

Artigo anteriorCapturas na Rede, 25 de Setembro: Ficção
Próximo artigoCapturas na Rede, 2 de Outubro: Algoritmos
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.