Precisamos sempre partilhar ideias. A partir do registo de experiências de outros, podemos construir as nossas experiências. Na área das tecnologias, o ver e contar é fundamental. Mostrar como se faz é o caminho para que outros aprendam a fazer, e criem as suas próprias variações e projetos. Ideias geram ideias, o conhecimento partilhado é sempre gerador de novos conhecimentos e projetos. A Code Week, para lá do evento anual, tem um trabalho consistente e em crescimento de criação e partilha de recursos.

Code Week Learning Bits

É este o espírito dos Learning Bits da EU Code Week. Este recurso, em constante crescimento, reúne diferentes propostas de cenários de aprendizagem. O objetivo é mostrar de que forma se pode trazer para a sala de aula, para as crianças, projetos práticos que lidem com conceitos como pensamento computacional, programação sem computadores, criação de apps para dispositivos móveis, robótica, inteligência artificial, literacia digital profunda, programação de artefactos ou introdução à programação.

Estes guias, criados por professores de toda a União Europeia, são excelentes guias de iniciação para despertar a capacidade de trazer para as mãos das crianças as capacidades da literacia e capacitação digital avançadas: não o mero usar de ferramentas comuns, mas o descobrir o potencial criativo da tecnologia

Code Week Challenges

Outra forma de iniciar atividades e projetos de programação na sala de aula é aproveitar os Desafios Code Week. Estes desafios foram pensados como percursos de aprendizagem usando ambientes específicos, ou explorando áreas das ciências da computação e pensamento computacional.

A lista de projetos é extensa, e passa por atividades tão díspares como trabalho de pensamento computacional usando Scratch Jr., programar danças, criar circuitos em papel, desenvolver chatbots, criar música, programar placas ou desenhos. Estes são apenas alguns dos muitos desafios disponíveis nos CodeWeek Challenges 2021

Pensando que se aproxima o halloween, celebrado por cá graças à influência dos professores de inglês, até destacamos um excelente desafio Code Week para pregar sustos aos utilizadores: desenvolver um jogo Casa Assombrada usando Hedy, uma linguagem de programação que visa fazer a ponte entre ambientes visuais tipo Scratch e linguagens textuais mais poderosas como Python.

Por isso, sem ideias para desenvolver atividades para a EU Code Week? Entre os Learning Bits e os Code Week Challenges, podem encontrar muitas faíscas para iniciar projetos. Notem, a Code Week não está restrita a escolas. Qualquer um pode participar, dinamizando atividades de introdução à programação e outras tecnologias para crianças e adultos.

***IMPORTANTE***Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Tynker: Aprender a Programar

Artigo anteriorCapturas na Rede, 16 de Outubro: Sociais
Próximo artigoCapturas na Rede, 23 de Outubro: Ficção
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.