livros

Esta semana, destacamos listas de livros, muitas listas de livros, o webcomic português Uluru, e… listas de livros. Fala-se de ecrãs sensíveis ao paladar, poços de petróleo autónomos, e superinteligências. Olha-se para as inovações na cor, arquitetura subterrânea e o bombardeiro invisível apanhado pelo Google Earth. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da Semana.

Livros, Ficção Científica e Cultura Pop

livros

Read it and weep: Bem, para desanuviar de tanta sugestão de boa leitura, porque não uma lista de livros que são de fugir? O texto já é antigo (2003 é tipo pré-história no fulgor da era digital), e demole com enorme piada alguns clássicos.

The best science fiction and fantasy books of 2021: Mais uma lista? Adivinharam, com sugestões do melhor que foi publicado em literatura fantástica em 2021.

[no title]: Tomie, naquele equilíbrio entre a inocência e o terror.

The Award-Winning Novels of 2021: Esta lista de livros tem a peculiaridade de destacar apenas os vencedores de prémios literários anglófonos, do Man aos Hugo.

Uluru, Chronicles of Time and Space: Uma excelente surpresa de banda desenhada portuguesa. Em bom rigor, um projecto europeu, uma vez que a história escrita por Marco Fraga Silva é ilustrada, colorida e letrada por criadores de outras nacionalidades. O registo é de ficção científica com um toque de fantástico. Será um webcomic semanal, mas os criadores libertaram as primeiras 30 páginas.  Devorei, fiquei intrigado. Vou seguir a série e espero que chegue a livro.

Efeitos positivos da Disney na percepção das crianças do género e corpo: Um estudo inesperado, que inverte algumas das ideias sobre a estética Disney. De acordo com os investigadores, ao longo do tempo há efeitos positivos em termos de aceitação da imagem corporal e tolerância de género em crianças que veem filmes de princesas Disney.

Five of the Best Books of 2021: Esta é a altura das listas de melhores livros, sempre leituras interessantes e fonte de boas dicas de leitura.

The Beat’s 24 Best Comics of 2021: Belíssimas sugestões, algumas dos quais assino por baixo. The Department of Truth é uma fabulosa experiência estética, Demon Days um sedutor aplicar das estéticas do manga aos comics, Nice House on the Lake um título de terror surpreendente, Red Room é dos livros mais perturbadores recentemente publicados, e Stray Dogs uma história fabulosa de serial killers e cães fofos.

Our Writers Pick 20 Books About Art and the Art World to Keep You Reading Well Into the New Year: Uma lista de sugestões de leitura, com o mundo artístico como foco específico.

livros

Photo: Capa a condizer com o som da banda.

A Raposa e o Pequeno Tanuki 2: Uma excelente notícia, saber que um dos mangá mais simpáticos, inocentes e sedutores que por cá foi editado no ano passado, vai ter traduzido o segundo volume. O mergulho no traço e imaginário de Mi Tagawa é uma delícia.

As Escolhas de 2021: Entre o fantástico e a literatura mais convencional, os livros que mais fascinaram o blogger das Notícias de Zallar.

The 20 Best Books of 2021: Os livros que mais despertaram a atenção dos jornalistas da Atlantic.

Tecnologia

the web: a visual history: Passei por todas as fases… mas ainda não estou muito certo com a fase 3.
No one asked for lickable TV, and yet…: Confesso que a primeira reação a esta inovação é perguntar-me se o mundo precisa mesmo disto, de ecrãs que se lambem para descobrir um sabor. Piadas com pandemias, higienes ou regra 34 à parte (hey, vídeos do pornhub lambíveis… desculpem, não resisti…), na verdade esta tecnologia tem alguma aplicabilidade, em nichos específicos.
Where Turing Tests Go Wrong Intelligence, Credulity, and Charity in the Age of AI: Uma reflexão sobre a forma como medimos a inteligência na inteligência artificial, e como isso está afastado da verdadeira inteligência, feita dos impulsos e acasos humanos.
Creating Text Out of Thin Air: Usar os gestos captados por um smartwatch para escrever. Ainda muito incipiente, mas talvez nos permita futuramente libertar da tirania dos teclados?

Could robots replace roughnecks? World’s first autonomous rig drills first well in Permian Basin: Não há atividades humanas livres do impacto da automação e robótica. Nem mesmo as indutrias mais intensivas, como mostram estes projetos de poços autónomos de extração petrolífera.

Why it’s too early to get excited about Web3: O criador do conceito Web 2.0, a desmascarar o hype de especulação excessiva sobre o potencial das criptofinanças como o futuro da web.

10 Laptops That Were Too Strange for This World: Se a forma em concha de um computador portátil está há muito normalizada, não deixa de ter variações, algumas curiosas, outras  inesperadas.

The year of garbage internet trends: Sobre a insana necessidade de viralizações, um processo que tem muito de aleatório mas é intensamente procurado por legiões de youtubers, titkokers e restante fauna de influencers.

Goliath, el robot suicida nazi capaz de transportar cien kilos de explosivos: así era la “mina por control remoto” de Alemania: Um dos primeiros robots militares semi-autónomos, uma arma desenvolvida pelos alemães na II Guerra para destruir tanques à distância.

LOAD “” PLAY – Um conto de Natal: Uma recordação natalícia, do primeiro contacto com o poder de um computador. Memórias dos tempos do Spectrum, que nos recorda a capacidade da computação para despertar a curiosidade.

Worried about super-intelligent machines? They are already here: Quando discutimos a eventualidade de uma AGI superinteligente, esquecemos que já vivemos num mundo onde organismos artificiais complexos agem de forma inteligente, colocando os seus objetivos acima das necessidades humanas – as corporações transnacionais.

3D Printing Gets Tiny: Uma técnica de microimpressão 3D, que  abre terreno a aplicações nanotecnológicas de manufactura aditiva.
The Wait Was Worth It: O longo processo de concepção do telescópio espacial James Webb, lançado com sucesso no natal de 2021
He pintado paisajes con la última IA de NVIDIA y todavía estoy intentando salir de mi asombro: A GauGAN ganhou novas funções, e está capaz de gerar resultados muito realistas.
El Gobierno va a automatizar las inspecciones de trabajo: un software abrirá actas de sanción tras analizar datos sin intervención humana: Em Espanha, uma experiência curiosa – automatização da recolha e tratamento de dados para deteção automática de infrações ao sistema de segurança social, essencialmente lidando com casos menores relacionados com cumprimento de prazos e incorreção de informações.
How the First “Viral” Media Spawned a Peasant Uprising in Germany: Sobre o uso eficaz da imprensa para desafiar a ordem vigente, olhando para a história das revoltas campestres e protestantes.
This is one reason why being online felt so bad in 2021: A vida online tornou-se, em muitos aspetos, num espelho das piores polarizações e enviesamentos.
Brian Eno: “Já fui abordado várias vezes para ‘fazer um NFT’. Até agora nada me convenceu”: A sanha deslumbrada com os NFTs faz esquecer que criar arte é antes de mais um ato de afirmação pessoal, e não financeiro.

Modernidade

livros
Our favorite photographs from 2021: Fotografias fantásticas, pela forma com cruzam estética, informação e ciência.

Aeronaves Esquecidas: Uma visita a aeronaves abandonadas em aeródromos, um misto de urbex com ruin porn.

Relvados inundados na Praça de Espanha, Bela Vista ou Ameixoeira? Estão a evitar as cheias em Lisboa: É interessante ver que Lisboa está a repensar o seu urbanismo para fazer face a problemas climatéricos, adaptando a cidade e os seus espaços.

Did You Miss The Biggest Color Innovations of the Past Decade? Here Are Five New Hues You Might Not Know Yet: A cor é um tópico fascinante, com uma rica história que entretece cultura, ciência, tecnologia e estética. Uma história que, como mostram estas novas cores e pigmentos, ainda nos reserva imensas surpresas.

Top 12 Swedish aircraft: Algumas das icónicas aeronaves concebidas pela indústria aeronáutica sueca.

Jeff Koons Sued Over “Made in Heaven” Series: Duas notas. Já nem me lembrava da Cicciolina, ídolo de sonhos molhados das adolescências no final dos anos 80. E, ainda se recordam de Jeff Koons, o super-artista do final dos anos 80?

Oh My Fucking God, Get the Fucking Vaccine Already, You Fucking Fucks: Talvez o mais eloquente e subtil texto sobre a necessidade pessoal e social de tomar a vacina contra a Covid, desmontando de forma muito direta os argumentos típicos de negacionistas ou anti-vacinas. Fico sempre surpreendido com a elasticidade da palavra fuck, dá para tudo. Um texto destes em português seria um verdadeiro festim de epítetos feios, dado que temos uma enorme diversidade de palavras insultuosas, mas nenhuma tão flexível como o pau para toda a obra inglês. Eis um bom exercício mental, tentar encontrar as palavras certas para traduzir isto para português.

Google Earth “caza” un bombardero del ejército de EEUU diseñado para burlar las mejores defensas: así lo pilló en un vuelo por Missouri: B2. Stealth, discreto, invisível aos radares. Mas não se esquiva ao mapeamento por satélite.

The architecture trend dividing London’s elites: Construir… para baixo. Quando as condições geológicas e as regras de planeamento urbano colidem com os caprichos dos hiper-ricos, temos um crescimento subterrâneo. As caves londrinas são mais um exemplo de desigualdades. E, claro, há um certo ar de vilão de filme de ação na ideia de super-milionários a construir lares subterrâneos.

***IMPORTANTE***Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Livros: As Boas Leituras de 2020

Artigo anteriorCapturas na Rede, 1 de Janeiro: Digital
Próximo artigoCapturas na Rede, 15 de Janeiro: Forma
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.